ESDE

Com muita alegria abrimos em 2019 a primeira turma do ESDE, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, em nossa Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, FEMEL. Começamos com o entusiasmo do discípulo que ao encontrar a luz não deseja colocá-la sob o alqueire. Iniciamos os estudos na primeira semana do mês de março com a turma completa, 20 participantes. Em 2020 abrimos uma nova turma e demos continuidade aos estudos da turma de 2019, com a certeza que levar o conhecimento do Espiritismo a alguém é fazer luz para sempre em seu caminho. Porém, logo tivemos que interromper as atividades por causa da pandemia do COVID 19.

Você gostaria de conhecer o Espiritismo? O que é Estudo sistematizado?

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, no livro Obras Póstumas:

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e suas consequências”.

Allan Kardec nos afirma a necessidade do estudo para que se possa conhecer a Doutrina Espírita. Considera-se, portanto, imprescindível que todos a estudemos com seriedade. Em O Livro dos Médiuns, cap. II, ele nos diz: “A explicação dos fatos que o Espiritismo admite, de suas causas e consequências morais, forma toda uma ciência e toda uma filosofia, que reclamam estudo sério, perseverante e aprofundado”.

O que é ESDE?

Programa de estudo regular e contínuo, baseado nas cinco obras básicas da Doutrina Espírita, codificadas por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. É preciso fazer inscrição, no início do ano. 

 

 

Convite ao estudo

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem e o homem mau, do mau tesouro tira o mal; porque sua boca fala o de que está cheio o coração.” (Lucas: 6; 45)

“(...) Mais do que nunca se afigura a necessidade consciente do estudo espírita como veículo de libertação da consciência e rota iluminativa na viagem da evolução…

O estudo espírita conduz o discípulo ao esclarecimento, que é base de segurança, condição precípua à paz.

Muitos estudiosos do Espiritismo, não obstante as convicções que esposam, sem a necessária maturidade ante problemas de pequena monta, desertam das fileiras da fé, afirmando que novos conhecimentos os afastaram das realidades espiritistas por se encontrarem estas ultrapassadas.

A Doutrina Espírita, no entanto, portadora de informações que oferecem segurança e harmonia íntima, requer demorado estudo e bem estruturada reflexão, para ser melhor assimilada e mais facilmente vivida…

Aprofunda, por tua vez, o pensamento no estudo da revelação kardequiana, reservando algum tempo do dia, cada semana, ao estudo frequente, a fim de impregnar-te da convicção e da renovação indispensáveis à preservação do patrimônio espiritual com o qual despertarás além da vida orgânica.

Examina o conhecimento geral à luz do Espiritismo e assimilarás melhor as conquistas dos dias modernos, despertando em definitivo para a vida melhor, curada das mazelas antigas fixadas no Espírito e assim ascenderás além e acima das vicissitudes.

Outro não foi o título exigido por Jesus senão o de Mestre, fazendo-nos discípulos permanentes ante o sublime livro da vida. Da mesma forma, a fim de poder ministrar a lição clarificadora do Espiritismo à humanidade, Kardec fez-se professor para ajudar-nos a estudar e a refletir as sagradas lições do dever e da caridade, que são as metas para a nossa real liberação.”

Trecho do livro “Convites da vida”, cap. 19. De Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco.